segunda-feira, 25 de março de 2013

Raio X do Campeonato Brasileiro I


A partir de hoje, o blog REPÓRTER FABRIS começa a fazer um “raio x” dos clubes que participarão do maior campeonato nacional do mundo, Brasileiro 2013. Para não dar confusão toda segunda-feira e sexta-feira em ordem alfabética você saberá a história do clube na competição, os principais jogadores, estatísticas e a análise do comentarista Cristiano Oliveira da Rádio Grenal (AM 780, FM 101.9 ou www.rdgrenal.com.br
Ronaldinho Gaúcho
Começamos com o Clube Atlético Mineiro (CAM) – além de ser o primeiro clube em ordem alfabética é o clube que abriu a história do nosso campeonato nacional sendo o primeiro campeão Brasileiro (1971), foi também vencedor do Torneio Campeão dos Campeões em 1973.

Para este ano, o “Galo” como é conhecido vem com um bom rendimento na Copa Libertadores e com jogadores de qualidade como; Ronaldinho Gaúcho (melhor do mundo em 2004-2005), Jô (ex-centroavante do Internacional na temporada passada) e a revelação Bernand, atacante de 20 anos que vem chamando atenção.




Atualmente 32 jogadores fazem parte do elenco com uma média de 26 anos, estreia contra o Coritiba fora de casa no dia 26 de maio e depois enfrenta o Grêmio no Mineirão no dia 29 do mesmo mês.

Ano passado o Atlético-MG foi vice-campeão com 71 pontos, cinco a menos que o campeão Fluminense, assim ganhou a classificação direta para Libertadores da América.


Agora resta saber como vem na competição.... 

ELENCO

Goleiros - Victor (33 anos) / Giovani (26 anos) / Lee (25 anos) / Paulo Victor (20 anos)

Zagueiros – Réver (28 anos) / Léo Silva (33) / Rafael Marques (29) / Gilberto Silva (36 anos) / Jemerson (20 anos) / Sidmar (20 anos)

Laterais – Carlos César (25 anos)/ M.Rocha (24 anos) / Júnior César (30 anos)/ Michel (23 anos)/ Roger (21 anos)

Meio-campistas – Serginho (26 anos) / Richarlyson (30 anos) / Bernard (20 anos) / Pierre (31 anos) / L. Donizete (30 anos) / Leleu (20 anos) / Ronaldinho (33 anos) / Moraes (28 anos) / Rosinei (29 anos)

Atacantes – Neto Berola (25 anos)/ Guilherme (24 anos) / P Henrique (19 anos) / Jô (26 anos) / Alecsandro (32 anos) / Araújo (35 anos) / Luan (22 anos) / Tardelli (27 anos)


ANÁLISE DE CRISTIANO OLIVEIRA - Comentarista da Rádio Grenal

Ninguém joga um futebol tão bonito no Brasil quanto o Atlético MG. As variações táticas propostas por Cuca são impressionantes: o time é capaz de jogar no 4-3-3, em 4-4-2, num 4-2-3-1 e até mesmo num ousado 4-2-4 na mesma partida, dependendo do adversário e do placar. O principal problema do Galo vem justamente do seu comandante: ele terá de se controlar nas invenções e saber utilizar o grupo que tem em mãos da melhor forma possível. Outro fator que pode pesar contra os bons números e excelentes atuações da equipe é o histórico de “amarelar” em jogos decisivos que persegue alguns jogadores, como Victor, Ronaldinho, Jô, o próprio Cuca e até mesmo a instituição Atlético MG.

Time-base: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Josué e Bernard; Ronaldinho, Diego Tardelli e Jô. Técnico: Cuca.