sexta-feira, 29 de março de 2013

Raio X do Campeonato Brasileiro II

Foto: Paulo Baier
Hoje é a vez de falar do Clube Atlético Paranaense (CAP), fundado no dia 26 de março do ano de 1924, entidade de tradição do Estado do Paraná e voltou para primeira divisão do Campeonato Brasileiro ano passado, fez uma campanha baixa do esperado e por pouco não sobe, conseguiu o objetivo na última ridada ficando em terceiro lugar com 71 pontos, mesma pontuação do quarto colocado Vitória e o quinto São Caetano, o que salvou foi o saldo de gol.

Na competição nacional conseguiu um título Brasileiro na sua história, em 2001 contra o São Caetano, onde ganhou por 4 a 2 e 1 a 0. Depois o clube só chamou atenção com a artilharia, em 2004, o atacante Washington foi o artilheiro e recordista de uma edição da cometição com 30 gols.


Hoje o elenco é treinado pelo Sebastião Ricardo Drubscky de Campos, mais conhecido apenas por Ricardo Drubscky. Uma curiosidade é que o clube colocou o SUB-23 a participar do campeonato Estadual, enquanto o time principal faz uma pré-temporada internacional. Seu principal jogador é o maio-campista Paulo Baier de 38 anos, tem 153 jogos com a camisa do furacão e 51 gols.

ELENCO PRINCIPAL

Goleiros - Renan / Rodolfo / Weverton

Zagueiros - Luiz Alberto / Renato Chave / Cleberson /  Manoel

Laterais - Daniel (E) / Pedro (D) / Jonas (E) / Héracles (Sub-23)

Meias - Deivid / Everton / Derley / Elias / Felipe / Fran Mérida / Ligüera / João Paulo / Maranhão / Paulo Baier

Atacantes - Ederson / Bruno forlan / Ciro / Fernandão / Marcão / Marcelo


ANÁLISE DE CRISTIANO OLIVEIRA - Comentarista da Rádio Grenal

Pouco consegue se afirmar sobre o Atlético PR. O clube fez sua pré-temporada longe do Brasil e por isso o desempenho técnico não pode ser medido com precisão. Dentro do que se sabe, é possível observar uma equipe jovem – o meia Paulo Baier e o zagueiro Luiz Alberto são as exceções à regra –, com pouco investimento e carregada de promessas. 

Em uma competição longa e cheia de grandes adversários como o Campeonato Brasileiro, o Furacão deve ter inúmeros problemas causados pela inexperiência de boa parte do grupo. Definitivamente o objetivo principal é permanecer na primeira divisão. O fato de não ter um estádio fixo – a Arena da Baixada está em obras para a Copa – é outro grande problema para o Brasileirão.

Time-base:Weverton; Pedro Botelho, Manoel, Cleberson, Jonas, Deivid, João Paulo, Felipe (Everton),Elias, Marcelo e Marcão - Técnico: Ricardo Drubscky.