A equipe carioca tem uma curiosidade em termos de pontuação, neste ano foi o primeiro campeonato onde as vitórias valiam 3 pontos. No ano anterior a vitória valia 2 pontos.
Ano passado ficou na sétima posição com 55 pontos, campanha razoável no qual conseguiu a vaga para Copa Sul-Americana. Atualmente o elenco tem uma peça fundamental, Clarence Seedorf, holandês no qual veio da Europa com o propósito marcar história no Brasil, além dele o Botafogo conta com o ex-lateral do Grêmio, Edílson e o ex-zagueiro do Internacional, Bolívar. Equipe estréia contra o Corinthians fora de casa.
CURIOSIDADE
Clube com maior invencibilidade em Campeonatos Brasileiros - 52 jogos - 1977 a 1978
Maior goleada no futebol brasileiro - 24 a 0 sobre o Mangueira
ELENCO
Goleiros – Jefferson / Renan / Andrey / Milton Raphael
Laterais – Lucas / Gilberto / Edílton / Lima / Júlio César
Zagueiros – Antônio Carlos / Dória / Bolívar / Defendi / Matheus / André Bahia
Volantes – Renato / Marcelo Mattos / Lucas Zen / Gabriel / Jadson / Rodrigo Dantas / Fabiano
Meias – Seedorf / Andrezinho / Lodeiro / Fellype Gabriel / Cidinho / Jeferson / Gegê
Atacantes – Bruno Mendes / Henrique / Rafael Mariano / Vitinho / Sassá
ANÁLISE DO CRISTIANO OLIVEIRA – Comentarista da Rádio Grenal
A frase – quase um lugar-comum no mundo do futebol – “tem coisas que só acontecem com o Botafogo” pode não explicar, mas ajuda a entender muito do que acontece no clube. A equipe é capaz de ter uma variedade formidável de meias como Seedorf, Andrezinho, Lodeiro e Fellype Gabriel sem ter sequer um avante qualificado.
O Botafogo tem goleiro de seleção, uma das mais brilhantes promessas do futebol brasileiro na defesa, volantes de muita qualidade – embora Marcelo Mattos seja um frequentador assíduo do DM, não dos gramados e um treinador instruído das coisas do futebol. Em contrapartida, o elenco é carente de peças de reposição e até o estádio Engenhão está interditado. Tem coisas que só acontecem com o Botafogo.
Time-base: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Bolívar e Júlio César; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques.